Saiba como iniciar o ano com as finanças de sua empresa organizadas.
- Yago Silva
- 17 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
"Ano novo, vida nova!" Quem nunca ouviu esta frase antes? Este é o lema de pelo menos a maioria das pessoas após as festas de fim de ano.
Ao iniciar um novo ano, um novo ciclo também inicia-se. Metas, objetivos, sonhos e planos são traçados para nossas vidas, e com as Empresas não poderia ser diferente.

Aumentar as vendas, reduzir a inadimplência, exterminar as dívidas, dentre outros são as metas principais da maioria dos empresários. Para que isso aconteça, é necessário que as demais áreas de seu negócio como por exemplo o marketing, comercial e o financeiro estejam funcionando bem e em sincronia.
Neste post, falaremos um pouco em como ter um departamento financeiro eficiente e organizado.
Vamos iniciar falando sobre alguns aspectos básicos de controle financeiro. Algumas informações necessárias para tomada de decisões empresariais são obtidas por meio de controles financeiros que as tornam úteis, confiáveis e organizadas, além de permitir conhecer precisamente a origem, controlar as datas de entrada, saída e analisar as fontes dos recursos financeiros, analisar os prazos de pagamento, recebimento e ter a exata noção da capacidade da empresa de assumir compromissos futuros. A seguir, mostraremos alguns tipos de controle financeiro, são eles:
Controle de caixa: Este controle é importante para determinar em que atividades o dinheiro é gasto, quais despesas foram pagas, os valores depositados nós bancos, a disponibilidade de recursos financeiros existentes e a identificação de possível desvio de verbas.
Controle bancário: Da mesma forma que acontece no controle de caixa, ao construirmos um controle bancário, é necessário que algumas informações (dia, histórico e detalhes) sejam explícitas para garantir o conhecimento das movimentações financeiras. É possível que uma empresa possua mais de uma conta bancária para gerir os seus recursos financeiros, assim, existem outros fatores relevantes que devem estar contidos no controle bancário, tais como o nome do banco, o número da agência e o número da conta.
Controle de contas a receber: Este tem por objetivo controlar valores a receber das vendas a prazo ou de outras receitas. Este controle permite analisar os cadastros dos clientes para concessão de crédito, controlar eventos financeiros contratuais, cobrar e receber duplicatas. As informações fornecidas por este controle são úteis para identificar os clientes que pagam em dia e, principalmente, os inadimplentes, pois assim é possível providenciar a cobrança devida.
Controle de contas a pagar: O controle de contas a pagar auxilia na organização das contas que devem ser pagas conforme os seus períodos de vencimentos. Tem co o principal vantagem evitar atrasos e consequentemente pagamento de multas e juros. Este controle pode lhe auxiliar a estabelecer políticas de pagamento, controlar o adiantamento aos fornecedores, abatimentos, devoluções de mercadorias e cobranças bancárias.
A utilização desses controles de maneira adequada permite que qualquer profissional monitore as entradas e saídas de dinheiro, podendo, desta forma, otimizar as aplicações de recursos. Com essas ferramentas é possível conhecer a origem dos recursos financeiros, saber com exatidão a necessidade de saída e a entrada de caixa, ter o conhecimento de qual a capacidade da empresa em assumir compromissos financeiros, analisar as fontes de recurso e, também, os prazos de pagamento e recebimento.
Procure ajuda de um profissional qualificado para lhe auxiliar, e se precisar, nós da CONTECH Contabilidade Funcional temos uma equipe qualificada e pronta para lhe atender.
Comentarios